Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

inst-luciano [2013/06/28 19:46]
luciano [Luciano Lettnin]
inst-luciano [2013/07/17 10:16] (current)
adenauer
Line 1: Line 1:
-====== Luciano Lettnin ====== +====== Termômetro ====== 
-===== Termômetro =====+ 
 +{{ :lucianolettnin.jpg?100|Luciano Lettnin}} 
 + 
 +  * Autor: **Luciano Lettnin** 
 + 
 +  * Email: **luciano12.rs at gmail.com** 
 + 
 +  * Curso: **[[http://www.ucpel.tche.br/portal/?secao=cursos&tipo=1&id=78 | Engenharia Eletrônica]]** 
 + 
 +  * Data: **Julho de 2013** 
 + 
 + 
 +===== Informações Técnicas =====
  
   * Sensor Base:   * Sensor Base:
Line 8: Line 20:
  
     * Principio de funcionamento:     * Principio de funcionamento:
-       * O LM 35 é um sensor de temperatura de precisão, cujo sinal de saída (em tensão) é linearmente proporcional à temperatura. A vantagem do LM 35 é que é um circuito integrado de baixo custo e com baixa impedância de saída e que não necessita calibração externa. A resposta do LM 35 é em tensão e é de 10mV/ºC. +       * O LM35 é um sensor de temperatura de precisão, cujo sinal de saída (em tensão) é linearmente proporcional à temperatura. A vantagem do LM35 é que é um circuito integrado de baixo custo e com baixa impedância de saída e que não necessita calibração externa. A resposta do LM35 é em tensão e é de 10mV/ºC. 
  
  
-       * Características e Benefícios:+       * Características do CI LM35:
          - Calibrado diretamente em graus Celsius (ºC);          - Calibrado diretamente em graus Celsius (ºC);
          - Linear 10,0 mV / °C (fator de escala);          - Linear 10,0 mV / °C (fator de escala);
Line 17: Line 29:
          - Faixa de Operação de -55°C até 150 °C;          - Faixa de Operação de -55°C até 150 °C;
          - Apropriado para aplicações remotas;          - Apropriado para aplicações remotas;
-         - Baixo custo Não necessita de calibração no circuito; +         - Baixo custo
-         - Alimentação 4V-30V; +         - Não necessita de calibração no circuito; 
-         - Menos de 60 µA corrente de dreno;+         - Alimentação de 4V 30V; 
 +         - Corrente de dreno menor que 60 µA;
          - Baixo auto-aquecimento, 0,08 °C em ar ambiente;          - Baixo auto-aquecimento, 0,08 °C em ar ambiente;
          - Baixa impedância de saída (0,1 Ohm por 1 mA de carga).          - Baixa impedância de saída (0,1 Ohm por 1 mA de carga).
Line 32: Line 45:
      * {{:termometro.zip|}}       * {{:termometro.zip|}} 
   * Comportamento:   * Comportamento:
-    - Para este instrumento, o sinal em tensão do LM 35 será amplificado para que possamos melhorar o desempenho do circuito, pois a tensão de saída máxima do LM 35 é 1.5V, isso para 150°C, porém, o PIC permite um sinal de entrada de até 5V, então devemos amplificar o sinal para melhorar a precisão.+    - Para este instrumento, o sinal em tensão do LM35 será amplificado para que possamos melhorar o desempenho do circuito, pois a tensão de saída máxima do LM35 é 1.5V, isso para 150°C, porém, o PIC permite um sinal de entrada de até 5V, então devemos amplificar o sinal para melhorar a precisão.
     - O ganho do amplificador deve ser VS/VE (VS=tensão de saída e VE=tensão de entrada), ou seja:     - O ganho do amplificador deve ser VS/VE (VS=tensão de saída e VE=tensão de entrada), ou seja:
     - AV= 5V/1,5V     - AV= 5V/1,5V
Line 40: Line 53:
     - AV = 1+(R2/R1) (esta denominação dos componentes está associada ao esquemático acima)     - AV = 1+(R2/R1) (esta denominação dos componentes está associada ao esquemático acima)
     - 3,3 = 1+(R2/1000) (resistor de 1 KΩ escolhido aleatoriamente)     - 3,3 = 1+(R2/1000) (resistor de 1 KΩ escolhido aleatoriamente)
-    - R2=2333 KΩ +    - R2 = 2333 KΩ 
-    - Como este valor encontrado não é um valor comercial, usaremos um resistor de 2k2 que nos proporcionará uma tensão de saída máxima de 4,8V.+    - Como este valor encontrado não é um valor comercial, usaremos um resistor de 2k2Ω que nos proporcionará uma tensão de saída máxima de 4,8V.
     - Com os valores definidos, o novo ganho ficará:     - Com os valores definidos, o novo ganho ficará:
     - AV = 1+(2200/1000)     - AV = 1+(2200/1000)
     - AV = 1+2,2     - AV = 1+2,2
     - AV = 3,2.     - AV = 3,2.
-    - Para proteger a entrada do conversor A/D de tensões maiores de 5 volts, pois o circuito de amplificação neste caso é alimentado com 7 Volts, a saída do amplificador operacional possui um diodo ligado a 5 volts. Com isto, garantimos que não haverá tensão maior que 5 volts na entrada do conversor. Uma possível saturação da saída do amplificador operacional já poderia danificar a entrada do conversor A/D. Com esta proteção, garantimos tensões de no máximo 5 Volts na entrada do nosso conversor.+    - Para proteger a entrada do conversor A/D de tensões maiores de 5 volts, pois o circuito de amplificação neste caso é alimentado com 7 Volts, a saída do amplificador operacional possui um diodo ligado a 5 volts. Com isto, garantimos que não haverá tensão maior que 5 volts na entrada do conversor. Uma possível saturação da saída do amplificador operacional já poderia danificar a entrada do conversor A/D. Com esta proteção, evitamos uma possível queima do CI LM324 (amplificador operacional).
  
    * Comportamento na Prática:    * Comportamento na Prática:
Line 65: Line 78:
      * {{:dsc03905.jpg?200|}}      * {{:dsc03905.jpg?200|}}
  
-     * Software:+     * Software Customizado:
        * Para poder monitorar e plotar o valor da temperatura, foi desenvolvido um software customizado na plataforma do Borland Builder 6.0. Este software, faz a leitura do valor da porta serial e faz o tratamento necessário para converter este valor em temperatura. Para poder ler este valor do sensor, está sendo utilizado a placa de aquisição CD2000. Na tela abaixo, apresento uma tela que foi capturada no monitoramento do sensor.         * Para poder monitorar e plotar o valor da temperatura, foi desenvolvido um software customizado na plataforma do Borland Builder 6.0. Este software, faz a leitura do valor da porta serial e faz o tratamento necessário para converter este valor em temperatura. Para poder ler este valor do sensor, está sendo utilizado a placa de aquisição CD2000. Na tela abaixo, apresento uma tela que foi capturada no monitoramento do sensor. 
  
-       * {{:tela_total.png?200|}}+       * {{:100aquisicoes.png?200|}}
  
-     * Calibração+     * Validação
-       * Afim de verificar a correta informação pelo software do valor de temperatura lido com o que realmente está sendo medido pelo sensor LM35, foi realizado um print da tela uma foto do multímetro usado para medir direto no nosso sensor.+       * Afim de validar o valor de temperatura apresentado pelo software, foi realizado um print da tela no mesmo instante em que foi registrado uma foto contendo um multímetro com um termo-higrômetro. O multímetro está medindo a resposta em tensão do valor de temperatura diretamente no pino do CI LM35 e o termo-higrõmetro está medindo a temperatura ambiente.
        * Para fins de comparação:        * Para fins de comparação:
-        * Foto do multímetro lendo o valor direto no LM35;     +        * Foto do multímetro lendo o valor direto no LM35 e de um Termo-Higrômetro;     
-        * {{:dsc03896.jpg?200|}}+        * {{:dsc03917.jpg?200|}}
         * Tela do software no mesmo momento da foto anterior;         * Tela do software no mesmo momento da foto anterior;
-        * {{:calibracao.png?200|}}+        * {{:validacao.png?200|}} 
 +        * Nas fotos, é possível observar que há uma diferença entre as medições do multímetro, do termo-higrômetro e do valor apresentado pelo software customizado. Esta diferença é perfeitamente aceitável, visto que, a precisão de resposta do CI LM35 é de 0,5ºC e também há a questão da tolerância dos componentes utilizados na placa de circuito impresso (2%) e também da placa de aquisição de dados (5%). Estas tolerâncias interferem diretamente nestes valores. 
 + 
 +       * Relatório Final (pdf): 
 +        * O relatório final apresentando o instrumento desenvolvido pode ser acessado neste link: {{:termometro_digital_-_relatorio_final.pdf|}} 
 + 
 +       * Apresentação Final do Instrumento Desenvolvido: 
 +         * {{:termometro_digital_apresentacao.pdf| Slides da Apresentação}}  
 +         * {{http://olaria.ucpel.tche.br/ie2013/apresentacoes/Audio-Apresentacao-LucianoLettnin.mp3| Áudio da apresentação}}
  
 +       * Software Customizado:
 +         * Neste link {{:coletadaq_proj.zip|}} você encontra o arquivo executável do software customizado.
      
 
inst-luciano.1372459579.txt.gz · Last modified: 2013/06/28 19:46 by luciano · [Old revisions]
Recent changes RSS feed Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki